Quando o impulsor gira, o gás entra no impulsor da entrada axialmente e é empurrado pela lâmina no impulsor para aumentar a energia do gás e, em seguida, flui para a lâmina guia. A palheta guia transforma o fluxo de ar desviado em fluxo axial e, ao mesmo tempo, conduz o gás para o tubo difusor para converter ainda mais a energia cinética do gás em energia de pressão e, finalmente, leva-o para a tubulação de trabalho.
As pás do ventilador axial funcionam de maneira semelhante às asas de um avião. Este último, no entanto, levanta as asas e suporta o peso da aeronave, enquanto o ventilador axial mantém o ar no lugar e o move.
A seção transversal de um ventilador axial é geralmente uma seção de asa. A lâmina pode ser fixada em posição ou girada em torno de seu eixo longitudinal. O ângulo da lâmina para o fluxo de ar ou o espaçamento da lâmina pode ser inajustável ou ajustável. Alterar os ângulos ou o espaçamento das pás é uma das principais vantagens do ventilador axial. Pequeno espaçamento entre lâminas O ângulo produz menor vazão, enquanto o aumento do espaçamento produz maior vazão.
Os ventiladores axiais avançados podem variar o espaçamento das pás conforme o ventilador está funcionando (muito parecido com um rotor de helicóptero), alterando a taxa de fluxo de acordo. Isso é chamado de ventilador axial de palheta ajustável (VP).