Os fãs têm uma longa história. Descascadores simples de madeira para descascadores de arroz foram construídos na China muitos anos antes do BC, trabalhando com o mesmo princípio dos ventiladores centrífugos modernos.
Em 1862, o guibel britânico inventou o ventilador centrífugo, o impulsor, o invólucro para voltas concêntricas, o invólucro feito de tijolo, o impulsor de madeira com lâmina reta, a eficiência é de apenas cerca de 40%, usado principalmente para ventilação de minas.
Em 1880, o projeto de um invólucro coclear para exaustão de minas e um ventilador centrífugo com pás curvadas para trás estava relativamente completo.
O ventilador de fluxo cruzado foi desenvolvido na França em 1892.
Em 1898, os irlandeses projetaram a pá dianteira do ventilador centrífugo Sirocco e são amplamente utilizados em vários países.
No século 19, o ventilador axial foi usado na ventilação de minas e na explosão da indústria metalúrgica, mas sua pressão é de apenas 100 ~ 300 pa, a eficiência é de apenas 15 ~ 25%, até a década de 1940 não obteve um rápido desenvolvimento.
Em 1935, a Alemanha usou pela primeira vez um ventilador isobárico de fluxo axial para ventilação e ventilação de caldeiras.
Em 1948, a Dinamarca fez o ventilador de fluxo axial com pá de rotor ajustável em operação; Ventilador axial rotativo, ventilador axial de aceleração meridional, ventilador oblíquo e ventilador de fluxo cruzado.
Em 2002, o ventilador centrífugo à prova de explosão da China, na indústria química, petróleo, máquinas e outros campos são amplamente utilizados.